31.10.08

Uma teoria antiga: SEMPRE TEM UM FDP!

Não sei porque comecei a escrever agora, mas, durante o caminho de volta pra casa, pensei em algo que decidi pôr em um texto...É um segredo que todo mundo já sabe. Como assim? Você me diria... Calma , leitor! (Machado deve ter se revirado no túmulo agora comigo..rs) Estou tentando lhe dizer o que vida nos ensina todos os dias. Sempre existe um FPD que atrapalha a nossa vida!
Essa sigla notória traz muita dor de cabeça. Isso é uma repetição milenar ou aquele tal de eterno retorno. Diria um amigo meu: Pare de ser chato com essas citações, Rômulo!! Mas nem ele percebeu o quanto brinco sério. E o FDP age, na maioria das vezes, com aquela frase: Estava só brincando! Só brincando não...brinca sério sem vergonha!! Ás vezes, até eu sinto vergonha quando digo essa frase..rs Nada de alardes hein? Ela é comum, mas é bom pensar...rs Hoje mesmo, disse uma coisa que nenhum FDP diria: O pobre vive uma vida existencialista..ou trabalha ou estuda ; ou casa ou namora; ou seja, vive a partir de escolhas. rs Entendeu o espírito da coisa? É igual aquela história de que o cara se finge de amigo pra se aproximar da garota e mina a cabeça da coitada com um monte de bobagem. Quando digo que nunca fiz isso, sou taxado de tudo. Não acreditam em mim. Talvez se fosse FDP.
O desgraçado se esconde na pele de cordeiro e sempre segue os seus passos. Sabe da sua vida muito mais do que você. E aí de ir contra ele! Você ouvirá um : Coitado! É só um amigo... Por que você está sendo agressivo? E por aí vai. No entanto, não quero dizer que existam ciúmes que, por engano, transformem um ser normal numa peste milenar como essa.
O que me incomoda, na verdade, é q esse tipo de pessoas se faz de vítima e consegue desestruturar a cabeça de uma pessoa. Não se esqueça, porém, que FDP pode ser do gênero feminino. Sempre digo q mulher não tem amiga e sim comparsa...rs Brincadeiras à parte, o que dói no coração mesmo é quando vemos esse ser agir sem poder alertar. Até porque ele se cerca de todos os argumentos possíveis pra se explicar. Pessoas verdadeiras mesmo, na minha pífia opinião, são mais diretas em suas palavras, mesmo que essas machuquem.
Ah..não posso esquecer da tal mentira sincera, grande Cazuza. Ela existe sim, mas nunca é disfarçada. São feitas a partir do elogio verdadeiro. Já me irritei bastante com algumas pessoas à primeira vista que foram muito mais companheiras do que outras que conhecia há anos.
Aqui me fez lembrar outra coisa. O FDP leva uma vantagem porque nunca conhecemos mesmo alguém com muita precisão. Mas há outros meios de detectá-lo q não vou falar pra ajudar esse tipo de pessoa. E, por último, pra vcs mulheres cada vez mais independentes e tal...
Taí o q mais irrita em um homem. Nós não queremos ser FDP nunca com vcs, mas vcs sempre caem na lábia desses otários q só sabem reproduzir o q ouvem da realidade. Quando um cara ama vcs mesmo ( o contrário é verdadeiro) , ele irá amá-las pelo q vcs são. Afinal, essa é a única qualidade de um ser humano: o amor. Esse sentimento, extinto em nossos dias, é capaz de destruir a farsa de um mundo cada vez mais repleto de gente ardilosa . E cuidado pq eles estão em todos os lugares. Mas, enquanto isso, a gente escreve e responde com brincadeira séria. Tão séria que me traz riso. Riso de que? Nonada Guimarães, nonada...É tão sem-graça isso...rsss Viu? Também ser escrever em dialeto. Guardem o aviso ou não..a consciência é de vcs.

25.10.08

Algumas pessoas não mudam

Inspirado em uma frase de uma amiga: People don’t change


Sim, mudei o título para não generalizar. A frase da Eve era sobre as pessoas e a gente costuma pôr todo mundo em uma fôrma. Mas já estou certo de que raríssimos são aqueles que conseguem mudar. Afinal, assisti a uma frase, ontem, que falava sobre a repetição dos erros. A mudança é um processo lento e doloroso.

Por isso, algumas pessoas não mudam. É muito fácil ter o seu mundo pronto ao seu modo. No entanto, a vida nunca foi dessa maneira. Ela nos surpreende a cada segundo com provações de todas as formas. Talvez, essa constante revolução nos destinos do dia a dia seja uma forma de nos mudar. Seja pra ruim ou pra melhor.

O fantástico é ver a burrice do ser humano. Insiste em seus próprios erros e, quando acerta, segue o caminho errado. Assim, mudar internamente nos salva de uma queda muito maior. Eu mesmo, há um tempo atrás, entrei em uma depressão por um grande amor. Tinha perdido a vontade de viver.

Se não me falhe a memória, foi em 2004. Desde aquele tempo aprendi a não confiar em pessoas que estavam em nosso círculo, que imaginava ser de amizades. A minha auto estima foi pisada com fofocas a respeito de quem eu era. Por quê? É uma pergunta que me faço até hoje.

Hoje, passei por uma situação semelhante; mas nem, por isso, agi de forma semelhante. Eu mudei. Em minha opinião, pra muito melhor. Aprendi a não dar trela a argumentos falsos e intensifiquei o que havia de melhor em mim: A capacidade de ouvir.

O meu único erro, ainda, é acreditar que posso ajudar algumas pessoas a mudar. Não me importa quem é a pessoa, mas quem ela “possa” ser. Todo somos imagens em semelhança daquele “cara lá de cima”, como diria a esnobe da Xuxa que povoou a imaginação de toda a infância de uma geração. O engraçado é que ninguém reclamou da forma como ela se dirigiu a uma divindidade. Ela pode...como diria o chavão de um programa de humor.

Digo, em outras palavras, que muita gente muda com a coletividade. Ser igual em um mundo de diferentes é muito fácil e ser diferente em um mundo de iguais é muito difícil. Tenho medo em que a nossa Sociedade ainda possa se transformar. Os sentimentos estão sumindo e dando lugar aos seus simulacros. Esses são controlados por qualquer um que os domine.

Acrescente a isso o fato de que o tempo nos consome. São tantas as tarefas e as exigências do cotidiano. Em uma atualidade em que as mulheres pensam dominar com essa pífia postura masculina, enquanto o machismo oculto predomina. Mas só quem muda é capaz de pecerber isso.

Ao mesmo tempo, existem aquelas pessoas que usam a discussão sobre os seus problemas para não encará-los. Esse esforço é inútil, porque a consciência existe. Ela sempre nos cobra mais tarde. Por isso, penso muito antes de sair da vida de uma pessoa. Sou responsável pela conseqüência dos meu atos. Lembra da Bíblia? Não faça aos outros...Lembre, porque eu não lembrei.

Aliás, a falta de memória é o reflexo do estresse com a correria do dia a dia, mas o meu otimismo me salva sempre. Aprendi que não adianta reclamar. “Was mich nicht unterbringt, mich macht stärker.” Algumas pessoas não irão mudar. Fugir da própria realidade é um ato humano e, por vezes, burro. De minha parte, procuro transformar tudo. Como? Com um sorriso, um abraço, uma palavra de esperança ou um texto. Quem sabe essa frase, minha amiga Evelyn, retire a bendita partícula de negação.

6.10.08

Tenho esperança

Tenho esperança. Como todo escritor que se preze. Muitos não admitem, mas o que nos impulsiona a escrever é a esperança em algo. Por isso, grande parte dos que escrevem são empreendedores da vida.
Não aquela a que estamos acostumados em nosso dia a dia. A realidade pode ser transformada por palavras. Estejam essas dentro ou fora do texto. Por sua vez, esse coletivo de vocábulos se junta para deixar ensinamentos... Se serão seguidos, ou não, só o leitor / ouvinte atento poderá dizer. Quem sabe até produzir.
Mas me perguntam sempre: Tem esperança de quê? Por que és tão teimoso? A minha resposta resultaria em outros três textos. Mas, como sempre, é a simplicidade que me agrada. Eu tenho esperança de:
que aquelas palavras ditas em outrora não tenham sido em vão;
que a humanidade aprenda que humanismo não é insistir em erros absurdos;
que o erro cometido não seja um obstáculo à compreensão do outro quanto à sua realidade;
que as fantasias só existam em prol da literatura e do entreterimento e não sejam um simples ópio da pífia realidade;
que a vida seja vivida ao invés de jogada...
e por último...
Acredito que essa todos os que escrevem almejam um dia:
que as palavras criadas sejam um diálogo transformador na realidade daquele que lê...Afinal, o real só se transforma a partir de nossos atos.
Sou escritor, pois tenho esperança. E essa qualidade não falta a ninguém que tenha a escrita como um prazer saudável em sua vida.