2.7.12

Janus torto


Preciso desabar em palavras
para reerguer o meu coração.
Ele rasteja, mareja,
com o olhar da escuridão.

Se sou justo,
observam-me como moralista.
Se liberto a vida,
aprisionam-me em uma pedra ametista.
Só pra rimar.

Mas, voltando ao verso,
do que adianta ser honesto
em um mundo de que o atraso irá valorizar.

Valor, palavra perigosa,
ranhida, escolhida,
entre as mais desditosas coisas do tempo.

Se bem me lembro,
o meu esquecimento
ocorre pelas memórias compartilhadas.

Do outro lado, escuta a censura
da amordaça muda e feroz
daqueles que dizem o bem
como um ato atroz.

Sim, abuso de aliterações
e assonâncias,
porque a música me ajuda
a não desabar.

Mas não se iluda.
Enquanto você vai na última linha,
o poeta já voltou mil vezes da vida.

O meu olhar é para o futuro,
vivendo o presente do passado.
Um Janus torto de experiências,
cercado de mil cabeças
daqueles que me abandonaram.

Nenhum comentário: